Porto de Lisboa tem impacto económico total de 58 mil milhões de euros de produção nacional

Associados da AOPL e as suas concessões no Porto de Lisboa

Grupo TMB

O Grupo TMB opera no setor marítimo-portuário nacional, apresentando valências transversais e soluções integradas, suportadas em 5 pilares: operação portuária; agência de navegação; operador logístico; manutenção e gestão de equipamento; assistência a navios e serviços de marinharia; e, corretora de seguros. O TMB é a empresa concessionária do Terminal Multiusos do Beato desde 2000, cuja concessão foi adjudicada por concurso público promovido pela Administração do Porto de Lisboa, S.A..

TERMINAL MULTIUSOS DO BEATO
O terminal dispõe de uma área útil total de 20.500 m2, com um cais acostável de 500 m lineares e cotas de exploração entre -6 ZH e -7 ZH. Dotado de moderno equipamento e localizado na margem norte do Rio Tejo dispõe de ligações diretas aos principais eixos rodoviários nacionais e internacionais e duas linhas de caminho de ferro no seu interior.

Armazém 20 – 2º Piso, 1950-015 Lisboa

Yilport Holding

A Yilport Holding, criada em 2011, pertence ao Grupo Yildrim, fundado em 1963, em Samsun, na Turquia. Em 2008, fez sua primeira aquisição internacional, na Suécia, e deu início à sua expansão, ocupando o 15.º lugar do ranking mundial de operadores de terminais de contentores. No Porto de Lisboa encontram-se três dos sete terminais que a Yilport detém na região ibérica – Liscont, Sotagus e Multiterminal.

YILPORT LISCONT
A LISCONT – Operadores de Contentores, S.A. é a empresa concessionária do terminal de Contentores de Alcântara no Porto de Lisboa. Fundada em 1984, a LISCONT é uma referência no sector dos terminais de contentores em Portugal, sendo o mais antigo operador privado em operação.

YILPORT SOTAGUS
A Sotagus – Terminal de Contentores de Santa Apolónia, S.A. é a empresa concessionária do terminal de Contentores de Santa Apolónia (TCSA), um terminal “Short-Sea” e uma referência para serviços de transporte marítimo de curta distância e serviços “feeder” de ligação ao Norte da Europa e Mediterrâneo.

YILPORT MULTITERMINAL
A Multiterminal – Sociedade de Estiva e Tráfego, S.A. é uma das empresas do Grupo Yilport que se dedica a actividades de movimentação de carga portuária essencialmente granéis sólidos, não tendo actualmente nenhuma concessão, e prestando serviços a terminais não concessionados, como a Silopor.

Zona Terminal Contentores De Alcântara Sul Edif. Liscont, 1350 Lisboa Portugal

GRUPO ETE

O GRUPO ETE é o maior operador português de terminais portuários e líder Ibérico no transporte fluvial de mercadorias. Foi fundado em 1936 e integra 6 das principais áreas de atividade da economia do mar – Operação Portuária, Transporte Fluvial, Transporte Marítimo, Agentes de Navegação, Operação Logística e Engenharia e Reparação Naval. O GRUPO ETE está presente em 5 países de 3 continentes. No Porto de Lisboa está presente no Terminal de Santa Apolónia, Terminal Multiusos do Poço do Bispo e Atlanport.

 

 

Terminal de Santa Apolónia

O TSA é o concessionário do Terminal Multipurpose de Lisboa (TML) desde 9 de Abril de 2015. A sua constituição resulta de uma parceria entre o GRUPO ETE e o Grupo Sousa, vocacionada para a operação de navios de contentores com uma capacidade de movimentação instalada de 130 mil Teus/ano.

Terminal Multiusos do Poço do Bispo
Movimenta todo o tipo de carga geral, estando particularmente vocacionado para receber carga fraccionada e alguns granéis sólidos e líquidos. Tem um comprimento de cais de 420 metros, fundos entre os -5 e -6 metros ZH e uma capacidade de movimentação instalada de 150 mil toneladas/ano.

Atlanport
A Atlanpor é a concessionária do Terminal do Barreiro, particularmente vocacionado para receber granéis sólidos e líquidos. Tem um comprimento de cais de 170+200 metros e fundos entre os -10,5 e os -9,5 metros ZH.

Largo do Corpo Santo, 21, 1200-129 Lisboa-Portugal